Visto para o Tajiquistão e a permissão para viajar pela Pamir Highway.

visatajik

Na data em que escrevo este Post, brasileiros precisam de Visto para entrar no Tajiquistão. Mas como na maioria dos países que permitem o processamento via internet (E-Visa), tudo ocorre de maneira tranquila e muito prática. Como além de entrar no Tajiquistão, fomos percorrer a Pamir Highway, também necessitamos de uma permissão para isso, que é chamada GBAO. E aqui vamos contar como foi nossa experiência com essa burocracia de fronteiras na Ásia Central.

O visto do Tajiquistão nos deu direito a uma permanência de 45 dias no país e custou 50 dólares americanos por pessoa. A maneira mais fácil de fazer e que foi a que utilizamos foi através da internet, o E-Visa. Solicitamos o visto quando estávamos no Uzbequistão.

tajikvisa

E-Visa:

O processo é fácil e direto. Basta acessar o site oficial ( www.evisa.tj/index.evisa.html ) , preencher os dados e pagar a taxa online. O tempo de processamento é de cerca de 5 dias úteis e o Visto é enviado diretamento para o e-mail. Este deve ser impresso e levado junto durante toda a viagem pelo país.

Qual o valor?

Na época pagamos 50 USD por pessoa.

Atenção: Durante o preenchimento da solicitação online do Visto, deve ser inserida uma data de entrada no país e esta deve ser respeitada, é permitida a entrada posterior a ela porém não é possível entrar antes. Nós tentamos entrar 2 dias antes e o oficial de fronteira falou que só poderíamos entrar no país na data especificada ou posteriormente a ela. Tivemos que dar meia volta e aguardar os dois dias.

GBAO

Este é o nome dado a permissão para percorrer o país cruzando a Pamir Highway e pode ser obtido de 2 maneiras, a cara e fácil (Online) e a barata e mais trabalhosa (OVIR em Dushanbe).

Online:

Inkedgbaoonline_LI

No momento da requisição do E-Visa, você tem a opção de solicitar também o GBAO pagando uma taxa extra de 20 USD por pessoa. Quando seu Visto é enviado para o e-mail, ele já vem com uma anotação exibindo a permissão. Nós optamos por não solicitar no mesmo momento e fazer isto na cidade de Dushanbe, para economizarmos.

OVIR em Dushanbe:

gbao-permit

OVIR é a sigla que designa o local onde pode ser solicitado pessoalmente a permissão na capital do país [ Паспортно-регистрационная служба (ОВИР)], a cidade de Dushanbe. O endereço é este abaixo:

É bom chegar cedo, pois logo o lugar fica cheio de Tajiques que vão até lá resolver outros assuntos também. Com um pouco de paciência e algumas palavras em russo e inglês tudo se resolve, poucas pessoas falam inglês em repartições públicas. Explicamos que precisávamos de uma permissão de pelo menos uns 30 dias e foi tranquilo, falamos que estávamos de bicicleta. Depois foi emitido um papel e fomos até um banco próximo para pagar, o valor foi de 20 somonis (dinheiro local), o equivalente a aproximadamente 2 USD por pessoa, isto mesmo, uma diferença gritante comparada a opção online. Voltamos a tarde com o comprovante do pagamento e em cerca de 15 minutos recebemos o papel da permissão.

Atenção: guarde o papel com você e nem sempre é necessário mostrá-lo na maioria dos check-points pela Pamir. Conosco pelo menos, na maioria das vezes eles pediram apenas o passaporte e o nosso Visto. Acho que somente 1 vez pediram para ver a permissão. De qualquer forma, é necessário ter o GBAO para percorrer esta estrada de aventura que vale muito a pena.

IMG_20190826_145230_007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.