O “Mantra do Pedal”. Por que mudamos nossos planos após a Ásia Central?

Quando viajamos de bicicleta, em muitos dias passamos várias horas sentados e diferentemente do que pode parecer a maioria dos dias são muito comuns e alguns monótonos. Momentos de surpresa e paisagens surpreendentes acontecem, mas não é a maioria do tempo que passamos pedalando. Logo, na maioria do tempo os estímulos externos não nos distraem … Continue lendo O “Mantra do Pedal”. Por que mudamos nossos planos após a Ásia Central?

Quirguistão – Pedalando entre Yurts e belos cenários, mudança da paisagem em relação aos países vizinhos e o final da Pamir Highway.

O Quirguistão foi surpreendente pra nós em vários sentidos. A natureza mudou muito após cruzarmos a fronteira com o Tajiquistão, a Pamir Highway estava chegando ao fim e decidimos alterar nosso roteiro de viagem após pensamentos que tivemos sobre nós mesmos neste momento da viagem, coisas que o "mantra do pedal" nos ajuda a acessar. … Continue lendo Quirguistão – Pedalando entre Yurts e belos cenários, mudança da paisagem em relação aos países vizinhos e o final da Pamir Highway.

Dados de 824 dias de viagem (30/07/2017 a 31/10/2019)

Hoje analisaremos os dados de 824 dias de cicloviagem. Dados relacionados a quilometragem, tempo pedalado, gastos com comida, hospedagem, turismo, manutenção da bicicleta e curiosidades. Então vamos a eles: DADOS RELACIONADOS A QUILOMETRAGEM EM 824 DIAS -KM TOTAL PEDALADOS: 23431Km -KM total de carona: 2746 km -KM total de trem: 180 KM -KM TOTAL PERCORRIDA: … Continue lendo Dados de 824 dias de viagem (30/07/2017 a 31/10/2019)

Visto para o Tajiquistão e a permissão para viajar pela Pamir Highway.

Na data em que escrevo este Post, brasileiros precisam de Visto para entrar no Tajiquistão. Mas como na maioria dos países que permitem o processamento via internet (E-Visa), tudo ocorre de maneira tranquila e muito prática. Como além de entrar no Tajiquistão, fomos percorrer a Pamir Highway, também necessitamos de uma permissão para isso, que … Continue lendo Visto para o Tajiquistão e a permissão para viajar pela Pamir Highway.

Tajiquistão: Trecho 2 – Desbravando o “teto do mundo”. Como foi a aventura de bicicleta na Pamir Highway [percurso da cidade de Khorog até a fronteira com o Quirguistão]. (For other languages please use the website or browser translator).

Neste post vamos contar como foi a continuação da viagem pela Pamir Highway até nossa saída do Tajiquistão, pela fronteira com o Quirguistão. Nesta parte continuamos pela M41 e o ganho de altitude começou a ficar mais intenso, os vilarejos foram ficando menores e mais esparsos e as paisagens mais impressionantes. Da cidade de Khorog … Continue lendo Tajiquistão: Trecho 2 – Desbravando o “teto do mundo”. Como foi a aventura de bicicleta na Pamir Highway [percurso da cidade de Khorog até a fronteira com o Quirguistão]. (For other languages please use the website or browser translator).

Dados de 792 dias de viagem (30/07/2017 a 30/09/2019)

  Hoje analisaremos os dados de 792 de cicloviagem. Dados relacionados a quilometragem, tempo pedalado, gastos com comida, hospedagem, turismo, manutenção da bicicleta e curiosidades. Então vamos a eles: DADOS RELACIONADOS A QUILOMETRAGEM EM 792 DIAS -KM TOTAL PEDALADOS: 21704Km -KM total de carona: 2746 km -KM total de trem: 180 KM -KM TOTAL PERCORRIDA: … Continue lendo Dados de 792 dias de viagem (30/07/2017 a 30/09/2019)

Tajiquistão: Trecho 1 – Desbravando o “teto do mundo”. Como foi a aventura de bicicleta na Pamir Highway [percurso até a cidade de Khorog]. (For other languages please use the website or browser translator).

Entramos no país 25 da nossa viagem e lá completamos 2 anos de estrada. Fomos rumo a Pamir, a rota de aventura mais famosa da região e que pouco antes de entrarmos na Ásia Central estava fora de nossos planos. Depois de ver muitas imagens e opiniões de outros viajantes que passaram por lá, chegamos … Continue lendo Tajiquistão: Trecho 1 – Desbravando o “teto do mundo”. Como foi a aventura de bicicleta na Pamir Highway [percurso até a cidade de Khorog]. (For other languages please use the website or browser translator).

Viajando de bicicleta no Uzbequistão: povo hospitaleiro, riqueza histórica e muito calor no verão (for other languages, please use the website or browser translator).

Consideramos o Uzbequistão nosso primeiro contato real com os "Stão", afinal, no Turcomenistão foi a maior correria para cruzar o país com o visto de trânsito e não pudemos conhecer direito a cultura e o povo por lá, conforme descrevemos neste post. Detalhe, para o Uzbequistão os brasileiros não precisam de visto e podem permanecer … Continue lendo Viajando de bicicleta no Uzbequistão: povo hospitaleiro, riqueza histórica e muito calor no verão (for other languages, please use the website or browser translator).

Corrida maluca – A travessia do estranho Turcomenistão em 5 dias. (For other languages, please use the website or browser translator).

Os cicloviajantes que fazem a travessia do Turcomenistão, em 99% das vezes o realizam com um visto de trânsito, que permite no máximo 5 dias de estadia no país, com pontos de entrada e saída pré-especificados e que devem ser respeitados. Percorrer cerca de 500 km em 5 dias de bicicleta, com um clima que … Continue lendo Corrida maluca – A travessia do estranho Turcomenistão em 5 dias. (For other languages, please use the website or browser translator).

Visto de trânsito para o Turcomenistão (for other languages, please use website or browser translator).

Na data que escrevo este POST, brasileiros precisam de visto para entrar no Turcomenistão, assim como quase todas a outras nacionalidades com exceção dos Georgianos, afinal o país ainda é bem fechado para o turismo. Como estávamos em viagem, vamos explicar o que fizemos para aplicar o Visto fora do Brasil. Ainda não há a … Continue lendo Visto de trânsito para o Turcomenistão (for other languages, please use website or browser translator).